[O trabalho deste fotógrafo é maravilhoso. Acima, duas primeiras fotos: trabalhos memoráveis feitos para a marca benetton]
ROMA (AFP) - O fotógrafo italiano Oliviero Toscani, célebre por suas campanhas polêmicas para a grife Benetton, lançou nesta segunda-feira uma denúncia sobre a anorexia, com a publicação de uma foto de duas páginas de uma menina nua e extremamente magra.
O anúnico, publicado no jornal La Republicca, inclui uma única palavra, "Não", e é financiada pela marca de roupa italiana "No-l-ita".
"Há anos me ocupo do problema de anorexia. Quem são os responsáveis? No geral, os meios de comunicação, a televisão, a moda. Parece muito interessante que uma marca de roupa compreenda o fenômeno, tome consciência de seu papel e patrocine a campanha", declarou o fotógrafo à imprensa local.
A campanha contra a anorexia também chegará às ruas, onde serão expostos enormes painéis, anunciou a ministra italiana da Saúde, Livia Turco.
No final de 2006, o governo italiano, a Federação da Moda italiana e a Associação Alta Moda - que agrupa os estilistas italianos que apresentam suas coleções em Roma e Milão - adotaram o chamado "Manifesto anti-anorexia", a fim de "impor um modelo de beleza saudável, solar, generoso e mediterrâneo".
O acordo proíbe contratar modelos menores de 16 anos e apresentar certificados médicos sobre a não existência de problemas alimentares.
O fotógrafo já fez várias campanhas para a Benetton entre 1982 e 2000 nas quais denunciava o racismo e os horrores da Aids.
"Há anos me ocupo do problema de anorexia. Quem são os responsáveis? No geral, os meios de comunicação, a televisão, a moda. Parece muito interessante que uma marca de roupa compreenda o fenômeno, tome consciência de seu papel e patrocine a campanha", declarou o fotógrafo à imprensa local.
A campanha contra a anorexia também chegará às ruas, onde serão expostos enormes painéis, anunciou a ministra italiana da Saúde, Livia Turco.
No final de 2006, o governo italiano, a Federação da Moda italiana e a Associação Alta Moda - que agrupa os estilistas italianos que apresentam suas coleções em Roma e Milão - adotaram o chamado "Manifesto anti-anorexia", a fim de "impor um modelo de beleza saudável, solar, generoso e mediterrâneo".
O acordo proíbe contratar modelos menores de 16 anos e apresentar certificados médicos sobre a não existência de problemas alimentares.
O fotógrafo já fez várias campanhas para a Benetton entre 1982 e 2000 nas quais denunciava o racismo e os horrores da Aids.
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